Teoria musical
É o estudo dos fundamentos teóricos, através de atividades práticas e perceptivas. A teoria musical é uma linguagem é um sistema de símbolos e signos; tem como objeto analisar, classificar, compor e compreender o processo musical.
1º ano - conceitos
- Notação musical;
- Divisão proporcional dos valores;
- Ponto de aumento;
- Claves de sol, fá e dó;
- Compasso simples;
- Tons e semitons;
- Sinais de alterações;
- Acento métrico;
- Síncope e contratempo;
- Semitom cromático, diatônico e natural;
- Sinais de repetições;
- Fermata;
- Linha de oitava;
- Legato, staccato e portato;
- Intervalos simples, compostos e invertidos;
- Intervalos ascendentes e descendentes;
- Intervalos melódicos e harmônicos;
- Intervalos maiores e menores;
- Intervalos justos, aumentados, diminutos.
2º ano - conceitos
- Intervalos diatônicos e cromáticos;
- Escala diatônica, maior e menor;
- Escala natural, melódica e harmônica;
- Armadura da clave;
- Meios de conhecer o tom em um texto musical;
- Compasso composto;
- Quiáltera;
- Andamentos;
- Metrônomo;
- Sinais de intensidade;
- Notas atrativas;
- Acordes consonantes e dissonantes;
- Acordes de 3 sons e 4 sons;
- Acordes nas escalas do modo maior e menor;
- Acorde no estado fundamental e inversões.
3º ano - conceitos
- Tons vizinhos;
- Tons afastados;
- Escalas cromáticas;
- Modulação;
- Classificação das vozes;
- Uníssono;
- Série harmônica;
- Compassos mistos e alternados;
- Enarmonia;
- Transposição;
- Ornamentos;
- Instrumentos de orquestra, conjunto de câmara e banda;
- Orquestra sinfônica.
Solfejo
Solfejo é a arte de cantar as notas musicais. Para a realização do solfejo a literatura indicada é o Bona, elaborado por Paschoal Bona (1816 - 1878I). As melodias podem ser tocadas com som de piano ou teclado. A marcação rítmica apresenta os tempos principais e secundários. Para o estudo da leitura musical, faz um movimento característico com a mão (de baixo para a esquerda, da esquerda para a direita e da direita para cima).
Referências bibliográficas
- COTTE, Roger. Música e simbolismo. Ressonâncias Cósmicas dos Instrumentos e das Obras. 11ª ed. São Paulo: Cultrix, 1997.
- KIFER, Bruno. Elementos da linguagem musical. São Paulo: Editora Movimento, 1884.
- LACERDA, O. Compêndio de teoria elementar da música. 14ª. Ed. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A. Copyright 1961.
- ___________. Exercícios de Teoria Elementar da Música. 1. Ed. São Paulo: Ricordi Brasileira S.A. 2006.
- ___________. Regras de Grafia Musical. 3ª. Edição. São Paulo: Irmãos Vitale, 2008.
- MENUHIN, Y. & DAVIS, C. A música do homem. 2 Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
- P. BONA. Método Completo de Divisão Musical. Sao Paulo. Editora Irmãos Vitale, 2008.
- PANNAIN Elce. Evolução da teoria musical. 1a Ed. São Paulo: Ricordi, 1975.
- SCLIAR,ESTHER – Elementos da teoria musical. 1ª. Ed. Editora Novas Metas Ltda – São Paulo Copyright 1985.
- SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. 3a reimpressão. São Paulo: UNESP, 1992.