Curso de teclado volume 1
O curso de teclado em Londrina nível básico tem como objetivo aprender a tocar teclado utilizando o sistema de notas e cifras. Os acordes são tocados com a mão esquerda e a mão direita faz a execução da linha melódica. O sistema one-finger chord simplifica os acordes de uma ou mais notas. A tônica é o termo utilizado para nomear uma nota cujo nome é igual ao acorde. Por exemplo C (do) é a tônica do acorde de C (do maior). Na mão direita utiliza-se a clave de sol em forma de melodia e para mão esquerda os acordes de 3 sons líquidos (arpejos) e compactos na linguagem com:
Cifras: A, B, C, D, E, F, G. Quatro sons: A7, B7, C7, D7, E7, F7, G7.
Os conceitos e a pratica estão associados nas escalas e os acidente como: sustenido, bemol e bequadro na formação dos acordes. Ponto de aumento, legato e staccato. Mano destra (mão direita) e Mano sinistra (mão esquerda). OsTextos musicais foram elaborados na musica folclórica e clássica.
Textos musicais
- Vamos nos divertir - Canção tradicional. Objetivo: movimentação natural dos dedos;
- Ode à alegria. Ludwing Van Beethoven. Objetivo: pulso elevado e ritmo organizado;
- O bebê - Magdalena Rauch Souto. Objetivo: execução lenta e ritmo ternário;
- Kumbayah - Hino africano. Objetivo: ritmo anacrúsico, andamento lento e passagens;
- Frère Jacques - Folclore francês. Objetivo: troca de dedilhado e ritmo tético;
- Romeu e Julieta - Piotr Iltch Tchaikovsky. Objetivo: suavidade, dedilhados e acidentes;
- Chiapanecas - Canção mexicana. Objetivo: acordes sonoros e pausas;
- Cielito lindo - Canção mexicana. Objetivo: campo sonoro;
- Ela contornará a montanha - Canção americana. Objetivo: ritmo rumba;
- Parabéns prá você - Mildred J. Hill e Patty Hill. Objetivo: subdivisão das figuras;
- O Lago dos cisnes - Piotr Iltch Tchaikovsky. Objetivo: encadeamento harmônico;
- Canção húngara. Folclore húngaro. Objetivo: dedilhados e passagens;
- Brisa de mar. Canção americana. Objetivo: dedilhados e acordes;
- Casinha pequenina. Canção brasileira. Objetivo: dedilhados e acordes;
- Formação dos acordes. Objetivo: tríade, tétrade, acorde líquidos e compactos.
Curso de teclado volume 3
O curso de teclado nível avançado tem como objetivo o aperfeiçoamento da prática instrumental. O amadurecimento técnico do instrumentista esta interligada ao hábito diário do estudo através das escalas e arpejos Com o propósito de ampliar o reflexo, habilidade e velocidade instrumental.
Estudos
- Estudos Nº 1, 2, 3 e 4 exercícios para adquirir velocidade. Tonalidade e dó maior;
- Estudo Nº 5 exercícios de acordes com linha melódica na tonalidade de dó maior;
- Estudo Nº 6 bicordes e notas presas na tonalidade de dó maior;
- Estudo Nº 7 bicordes com intervalos de quintas e sextas na tonalidade de sol maior;
- Estudo Nº 8 e 9 bicordes com intervalos de quinta e sexta na tonalidade de dó maior;
- Estudo Nº 10 bicordes com intervalos de sexta na tonalidade de dó maior;
- Estudo Nº 11 bicordes com intervalos de terças, quintas e sextas na tonalidade de dó maior.
Escalas e arpejos
Escalas e arpejos duas oitavas movimento reto e contrário nas tonalidades: dó (C) maior, sol (G) maior, ré (D) maior, lá maior (A), mi (E) maior, si (B) maior, fá# (F#) maior e dó# (C#) maior.
Textos musicais
- Romeu e Julieta. Piotr Ilyich Tchaikovsky. Objetivo: diálogo Harmonioso e simétrico entre as partes;
- Largo. Dvorak. Objetivo: tema com cadência final “PLAGAL” (IVº - Iº);
- Desprezo. Reinaldo M. Ferreira. Objetivo: rítmica constante com precisão e elasticidade;
- Exercício com progressão circular modulante;
- Canção de ninar. J. Brahms. Objetivo: forma clássica, anacrúsico, assimétrico e Romântico;
- João e Maria. Sivuca e Chico Buarque. Objetivo: harmonia sutil com força poética e toque gracioso;
- Em outras palavras. Bart Howard. Objetivo: ritmo forte com melodia alegre;
- Famoso adágio em sol menor. Albinoni. Objetivo: som com força poética;
- Olhos negros. Folclore russo. Objetivo: período musical atingir sonoridade clara e límpida;
- Ave Maria. F. Schubert. Objetivo: riqueza melódica, vozes e técnica;
- Exercício de Cadência dominante-tônica, acordes líquidos e acordes compactos no texto musical;
- O mar. Charles Trenet. Objetivo: coesão sonora, equiláteras e harmonia.
Referência bibliográfica
- LACERDA,O. Compêndio de Teoria Elementar da Música. 14ª. Ed.São Paulo. Ricordi Brasileira S.A. Copyright 1961.
- MASCARENHAS M, B. CARDOSO. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo vol.1.Sao Paulo. Editora Irmãos Vitale, 1973.
- MASCARENHAS M, B. CARDOSO. Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo vol.2.Sao Paulo. Editora Irmãos Vitale, 1974.
- KIFER, Bruno. Elementos da linguagem musical. São Paulo. Editora Movimento: 1884.
- KOELLREUTTER, H.J. Harmonia Funcional. São Paulo. Ricordi, 1980.
- KOELLREUTTER, H.J. Jazz Harmonia. São Paulo. Ricordi, 1960.
- P. BONA. Método Completo de Divisão Musical. São Paulo. Editora Irmãos Vitale.
- SCLIAR,ESTHER – Elementos da teoria musical. 1ª. Ed. Editora Novas Metas Ltda – São Paulo Copyright 1985.
Literaturas complementares para o curso de teclado
Grandes momentos
Coletânea de músicas para Cerimônias Religiosas. Nível Intermediário com arranjos de Magdalena Rauch Souto.
- Prelúdio Nº 6. Magdalena Rauch Souto;
- Marcha nupcial Opus 61 Nº 9. Mendelssohnn Bartholdy;
- Notturno in gondola. G. P. Reverberi e L. Giordano;
- Sinfonia nupcial Nº1. Magdalena Rauch Souto;
- Pompa e circunstância Opus 39 Nº1. Edward Elgar;
- Praeludium BWV 846 - J.S.Bach.
Repertório musical vol.1
Coletânea de músicas brasileiras e internacionais. Nível Intermediário com arranjos de Magdalena Rauch Souto.
- Golfinho azul. Steven Schlaks;
- Folhas mortas. J. Kosma e J. Prevert;
- Prelúdio para ninar gente grande. Luis Vieira;
- Eu não existo sem você. Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes;
- Retorno. Magdalena Rauch Souto;
- Bolinha de sabão. O. Divo e A. Azevedo;
- Sunny. B. Hebb;
- Let me try again. Caravelli, P. Anka, S. Cahn e M. Jourdan;
- Esse amor que eu não queria. K Reid e G. Brooker;
- Tema de amor. A. Borodin.
Repertório musical vol.2
Coletânea de músicas brasileiras e internacionais. Nível Avançado com arranjos de Magdalena Rauch Souto.
- Corina. Magdalena Rauch Souto;
- Auld lang syne. Canção escocesa;
- Yesterday. John Lennon e Paul McCartney;
- Wave. Antonio Carlos Jobim;
- Cantando na chuva. Nacio Herb Brown;
- The green leaves of summer. Dimitri Tiomkin e Paul Francis Webster;
- Prelúdio Nº 8. Magdalena Rauch Souto;
- Prelúdio Nº 9 Magdalena Rauch Souto;
- Coração de estudante. Wagner Tiso e Milton Nascimento;
- Samba de verão. Marcos Valle e Paulo Sergio Valle.