Curso de órgão eletrônico volume 1
O Curso para órgão nível básico tem como objetivo o desenvolvimento da leitura do dedilhado da clave de sol para a mão direita. Os desenhos para a mão esquerda estão indicados no início de cada texto musical, como também os acordes de três e quatro sons (cifras correspondentes).
Para a mão direita: teclado superior - upper.
Para a mão esquerda: teclado inferior - lower.
O pé esquerdo para o toque da pedaleira.
Pé direito para o pedal de expressão.
Cifras: A, B, C, D, E, F, G. Quatro sons: A7, B7, C7, D7, E7, F7, G7.
Os conceitos teóricos e a prática estão associados, nas escalas, a acidentes como: sustenido, bemol e bequadro, na formação dos acordes, ponto de aumento, legato e staccato.
Para o pedal (bass) a linguagem continua com cifras e baixo alternado.
Textos musicais
- Vamos nos divertir - Canção tradicional. Objetivo: movimentação natural dos dedos;
- Ode à alegria - Ludwing van Beethoven. Objetivo: execução lenta e ritmo quaternário;
- O bebê - Magdalena Rauch Souto. Objetivo: execução lenta e ritmo ternário;
- Kumbayah - Hino africano. Objetivo: ritmo anacrúsico, andamento lento e passagens;
- Frère Jacques - Folclore francês. Objetivo: troca de dedilhado e ritmo tético;
- Romeu e Julieta - Piotr Iltch Tchaikovsky. Objetivo: troca de dedilhados e acidente ocorrente;
- Chiapanecas - Canção mexicana. Objetivo: acordes sonoros e pausas;
- Cielito lindo - Canção mexicana. Objetivo: campo sonoro;
- Ela contornará a montanha - Canção americana. Objetivo: ritmo rumba;
- Parabéns prá você - Mildred J. Hill e Patty Hill. Objetivo: subdivisão das figuras;
- O Lago dos cisnes - Piotr Iltch Tchaikovsky. Objetivo: encadeamento harmônico;
- Canção húngara - Folclore húngaro. Objetivo: dedilhados e passagens;13. Brisa de mar - Canção americana. Objetivo: dedilhados e acordes;
- Casinha pequenina - Canção brasileira. Objetivo: dedilhados e acordes;
- Formação dos acordes. Objetivo: tríade, tétrade, acorde líquido e acorde compacto.
Pequenos estudos para órgão volume 1
São pequenos estudos para o aprimoramento e o desenvolvimento musical. Trabalham a coordenação motora envolvendo o toque dos dedos, o controle das mãos sobre o teclado e o movimento do tornozelo na utilização do pedal.
Curso de órgão eletrônico volume 2
O curso para órgão nível intermediário segundo volume tem como proposta o desenvolvimento do aprendizado musical por meio dos arranjos e adaptações das obras musicais eruditas. Os prelúdios são exercícios preparatórios para novos acordes. Cabe ao organista adquirir autonomia e realizar seus próprios registros, desenvolvendo sua criatividade.
Orientação didática
Os blocos: 1, 2 e 3 são exercícios preliminares a ser praticados separadamente com os dedos arredondados, pulso alto e apoio mudo sobre o teclado durante a execução.
Prelúdios
- O Prelúdio N. 1 é experimentação no campo sonoro para fortalecimento do dorso das mãos na execução de acordes;
- O Prelúdio N. 2 é a experimentação piramidal na construção dos acordes.
Nos demais textos musicais, há inúmeros tipos de acompanhamentos para mão esquerda: baixo di Alberti, acordes compactos e líquidos. O pedal esquerdo utiliza o baixo caminhante ou baixo alternado.
Textos musicais
- Rodopios - Magdalena Rauch Souto. Objetivo: células e bordaduras;
- Tema - Wolfgang Amadeus Mozart. Objetivo: execução e dinâmica;
- Brisa de mar - Canção americana. Objetivo: melodia cantante e fraseado;
- Nesta rua - Canção brasileira. Objetivo: melodia com movimentação leve;
- Valsa do imperador - Johann Strauss. Objetivo: modificações rítmicas e forma ternária;
- Peru na palha - Canção americana. Objetivo: padrão sonoro uniforme;
- Meu coração naquele doce embalo - Saint Saëns. Objetivo: frases simétricas, composição com tensões e resoluções;
- Marcha do toreador - George Bizet. Objetivo: ritmo de marcha, confere o caráter da obra. Composição de tensões e resoluções com equilíbrio harmônico e células simétricas. A obra apresenta duas tonalidade, modulação definitiva com cadência na transição de dó maior para fá maior;
- Meia - noite em Moscou - V. Soloviev e M. Matusovosky. Objetivo: modo menor com melodia envolvente e separação de frases;
- A camponesa - Magdalena Rauch Souto. Objetivo: introdução a seção (A) desenho da mão esquerda e a seção (B) a mão esquerda execução com baixo di Alberti;
- Melody in F - Anton Rubinstein. Objetivo: dinâmica;
- Tema de amor - Anton Borodin. Objetivo: textura sonora com matizes na dinâmica;
- Balanço zona sul - Tito Madi. Objetivo: ritmo bossa nova, melodia flexível e frases simétricas.
Conceitos teóricos
- Propriedade do som;
- Sinais representativos;
- Divisão proporcional das figuras;
- Compassos;
- Sinais de articulação;
- Síncope e contratempo;
- Colocação das hastes;
- Alterações: sustenido, dobrado sustenido, bemol, dobrado bemol e bequadro;
- Tonalidades;
- Intervalos;
- Conceito de harmonia;
- Tríade: acorde perfeito maior e menor, acorde de 5ª diminuta e acorde de 5ª aumentada;
- Tétrade: acorde de sétima da dominante no estado de fundamental e suas inversões;
- Acorde de sétima da sensível no estado de fundamental e suas inversões;
- Acorde de sétima da diminuta no estado de fundamental e suas inversões;
- Acorde de sétima com a tônica com a subdominante no estado fundamental e suas inversões.
Pequenos estudos para órgão volume 2
São pequenos estudos de nível intermediário para o aprimoramento e o desenvolvimento musical. Melhora a coordenação motora envolvendo o toque dos dedos, o controle das mãos sobre o teclado e o movimento do tornozelo na utilização do pedal.
Curso de órgão eletrônico volume 3
O curso de órgão nível avançado tem como objetivo noções teóricas e a prática instrumental através do amadurecimento técnico do instrumentista. O propósito é ampliar o reflexo, habilidade e velocidade instrumental.
Estudos e escalas
- Estudos N. 1, 2, 3, 4, 5 e 6 com acordes compactos na mão direita;
- Estudo N. 7 com acordes quebrado utilizando a tonalidade de sol maior;
- Estudos N. 8, 9 e 10 com díade ou bicorde e intervalo de sexta;
- Estudo N. 11 com díade ou bicorde, intervalo de terceira e sexta;
- Estudo para pedal com ponta e calcanhar, movimentação do pé esquerdo e pé direito;
- Escala modo maior com sustenidos, movimento direto e contrário.
Textos musicais
- Romeu e Julieta - Piotr I. Tchaikovsky. Objetivo: diálogo harmonioso e simétrico entre as partes;
- Largo - Dvorak. Objetivo: tema com cadência final plagal IVº - Iº;
- Desprezo - Reinaldo M. Ferreira. Objetivo: rítmica constante com precisão e elasticidade;
- Exercício com progressão circular modulante;
- Canção de ninar - Johann Brahms. Objetivo: forma clássica com ritmo anacrústico;
- João e Maria - Sivuca e Chico Buarque. Objetivo: harmonia sutil com força poética e toque gracioso;
- Em outras palavras - Bart Howard. Objetivo: ritmo forte com melodia alegre;
- Famoso adágio em sol menor - Albinoni. Objetivo: dinâmica e força poética;
- Olhos negros - Folclore russo. Objetivo: sonoridade clara e límpida;
- Ave Maria - Franz Schubert. Objetivo: dinâmica;
- Exercício de cadência: dominante-tônica, acorde líquido e acorde compacto no texto musical;
- O mar - Charles Trenet. Objetivo: coesão sonora e quiáltera.
Teoria musical
- Escala natural ou primitiva, harmônica e melódica;
- Modos: graus tonais e modais;
- Andamentos;
- Dinâmica;
- Tonalidades maiores e menores com sustenidos;
- Tonalidades maiores e menores com bemóis;
- Escalas relativas;
- Métrica;
- Ritmo;
- Compassos simples e compassos composto;
- Fórmulas métricas correspondentes;
- Quiálteras;
- Appoggiatura ou apogiatura;
- Acorde de sétima sobre a escala modo maior e modo menor;
- Acorde de Sexta acrescentada.
Pequenos estudos para órgão volume 3
Magdalena finaliza a coleção pequenos estudos para órgão. Suas criações retratam uma metodologia dinâmica no processo de ensino e aprendizagem. A experiência técnica e o domínio podem ser observados nas execuções: Opus 2. N. 1, 2, 3, 4 e 5.